terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Arcadismo no Brasil

Dando continuidade ao nosso Café com Arcadismo, após compreender o contexto histórico desta escola literária e assimilar suas principais características, chegou a hora de conversarmos sobre os reflexos desse movimento no Brasil.

O Arcadismo desembarcou por aqui por volta de 1768, em Minas Gerais, através de estudantes brasileiros que voltavam da Europa com ideais iluministas. Os árcades brasileiros tentaram adaptar o Arcadismo português ao Brasil, com o índio no posto de homem natural que a civilização corrompeu e a paisagem mineira como o ideal de natureza e paisagem bucólica árcade.

Apesar de ainda apresentar traços do cultismo barroco na produção de alguns poetas, a maioria deles procurou seguir as convenções dos neoclassicistas europeus, que abaixo vamos recapitular:

  • Utilização de personagens mitológicos;
  • Idealização da vida campestre (bucolismo);
  • Eu lírico caracterizado como um pastor e a mulher amada como uma pastora;
  • Ambiente tranquilo, idealização da natureza, cenário perfeito e aprazível (locus amoenus);
  • Visão da cidade como local de sofrimento e corrupção (fugere urbem, fugir da cidade em latim);
  • Elogio ao equilíbrio e desprezo às extremidades;
  • Desprezo aos prazeres do luxo e da riqueza (estoicismo);
  • Cortar o inútil;
  • Aproveitamento do momento presente, aproveitar a vida, devido à incerteza do amanhã. Vivência plena do amor durante a juventude, porque a velhice é incerta.

Além das características trazidas da Europa, o Arcadismo no Brasil adquiriu algumas particularidades temáticas. A poesia épica do Arcadismo brasileiro trouxe inovações para esta escola, que a diferenciou ainda mais do modelo europeu. Temas da história colonial em meio à descrição da paisagem tropical do país e a inserção do índio como herói, mesmo que ainda coadjuvante do homem branco. São as novas perspectivas que começam a delinear uma literatura nacionalista, a ser fundada durante o Romantismo.

Neste contexto, podemos destacar as seguintes características principais do movimento arcadista brasileiro:
  • Inserção de temas e motivos não existentes no modelo europeu, como a paisagem tropical, elementos da flora e da fauna do Brasil e alguns aspectos peculiares da colônia, como a mineração, por exemplo;
  •  Episódios da história do país, nas poesias heróicas;
  • O índio como tema literário.
No próximo post conversaremos sobre os principais autores da literatura árcade brasileira. Não perca! Até lá!

Um comentário:

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